6 Dicas para Campanha Política

Muito antes do período de campanha política, quando ele procura por adesão do eleitor a suas propostas. O político começa a definir seu planejamento e traçar suas estratégias, buscando um trilhar um caminho seguro em sua campanha. Este período é chamado de pré-campanha, onde a ideia é ganhar popularidade e criar alianças com pessoas influentes capazes de ajudar a atingir o objetivo de se eleger.

Confira a seguir 6 dicas para otimizar sua campanha política, trabalhando da melhor maneira possível durante esse período de modo a ter maiores possibilidades de êxito nas eleições:

 

  1. Entenda seu eleitorado

Antes de iniciar uma nova campanha, é preciso considerar fatores como apoios e direcionamento da campanha. Muitas vezes, para que uma tentativa dê certo basta refletir sobre o insucesso da tentativa anterior.

Em casos onde o candidato obteve êxito em sua última campanha, é necessário pensar na atualidade de seu discurso. Muitas vezes, a necessidade das pessoas muda de uma eleição para outra, o que faz com que um mesmo candidato não atinja seu eleitorado com a mesma eficácia. Aproveitar esse período pré-campanha para analisar a pertinência de seu discurso é de fundamental importância.

  1. Fortaleça lideranças locais

Para ter uma amplitude maior no alcance do seu, busque se aproximar de líderes locais e fazer com que essas lideranças colaborem com sua campanha, fazendo sua candidatura crescer de maneira organizada e confiável. Há os mais diferentes grupos para você ou seu candidato estabelecerem uma comunicação, dentre eles: sindicatos, clubes, ONGs, diretórios estudantis, projetos culturais, ligas, grupos de jovens, idosos, entre outros. Eles podem ser fundamentais na divulgação de suas ideias e propostas.

  1. Monte o cronograma da campanha

Após aproximar pessoas influentes e relevantes em torno de sua campanha, você pode pensar em como transformar esse potencial em realidade. É hora de traçar uma estratégia junto com essas lideranças. Essa equipe de coordenação pode começar a pensar junto as ações que serão tomadas durante a campanha, pensando em alavancar sua candidatura nos pontos mais críticos para seu eleitorado.

  1. Planeje as atividades

Junto ao cronograma, as atividades devem ser devidamente planejadas com o objetivo de ampliar seus apoiadores. Além disso, é preciso ter em vista outros objetivos importantes, assim como a ampliação do número de pessoas que impulsionam o alcance da campanha etc.

  1. Defina a temática da campanha

Oferecendo uma ideia pertinente para os interesses da população, as chances de eleição aumentam consideravelmente. Sendo assim, a pré-campanha aparece como momento ideal para pensar na ideia geral que dará rumo à campanha. Busque uma proposta que tenha a ver tanto com o seu perfil, quanto com o objetivo de sua candidatura, assim como os interesses de seus eleitores.

Um exemplo clássico é a campanha “Yes, We Can” que levou Barack Obama à presidência dos Estados Unidos.

  1. Defina a imagem e a mensagem da campanha

Por fim, pense em cativar as pessoas não somente com boas propostas, mas também com uma imagem que seja forte o suficiente para que você não seja esquecido em meio a milhares de candidatos. Pense em jingles, músicas que fiquem nas cabeças das pessoas, procure trabalhar com profissionais de qualidade em sua equipe.