Muito antes do período de campanha política, quando ele procura por adesão do eleitor a suas propostas. O político começa a definir seu planejamento e traçar suas estratégias, buscando um trilhar um caminho seguro em sua campanha. Este período é chamado de pré-campanha, onde a ideia é ganhar popularidade e criar alianças com pessoas influentes capazes de ajudar a atingir o objetivo de se eleger.
Confira a seguir 6 dicas para otimizar sua campanha política, trabalhando da melhor maneira possível durante esse período de modo a ter maiores possibilidades de êxito nas eleições:
- Entenda seu eleitorado
Antes de iniciar uma nova campanha, é preciso considerar fatores como apoios e direcionamento da campanha. Muitas vezes, para que uma tentativa dê certo basta refletir sobre o insucesso da tentativa anterior.
Em casos onde o candidato obteve êxito em sua última campanha, é necessário pensar na atualidade de seu discurso. Muitas vezes, a necessidade das pessoas muda de uma eleição para outra, o que faz com que um mesmo candidato não atinja seu eleitorado com a mesma eficácia. Aproveitar esse período pré-campanha para analisar a pertinência de seu discurso é de fundamental importância.
- Fortaleça lideranças locais
Para ter uma amplitude maior no alcance do seu, busque se aproximar de líderes locais e fazer com que essas lideranças colaborem com sua campanha, fazendo sua candidatura crescer de maneira organizada e confiável. Há os mais diferentes grupos para você ou seu candidato estabelecerem uma comunicação, dentre eles: sindicatos, clubes, ONGs, diretórios estudantis, projetos culturais, ligas, grupos de jovens, idosos, entre outros. Eles podem ser fundamentais na divulgação de suas ideias e propostas.
- Monte o cronograma da campanha
Após aproximar pessoas influentes e relevantes em torno de sua campanha, você pode pensar em como transformar esse potencial em realidade. É hora de traçar uma estratégia junto com essas lideranças. Essa equipe de coordenação pode começar a pensar junto as ações que serão tomadas durante a campanha, pensando em alavancar sua candidatura nos pontos mais críticos para seu eleitorado.
- Planeje as atividades
Junto ao cronograma, as atividades devem ser devidamente planejadas com o objetivo de ampliar seus apoiadores. Além disso, é preciso ter em vista outros objetivos importantes, assim como a ampliação do número de pessoas que impulsionam o alcance da campanha etc.
- Defina a temática da campanha
Oferecendo uma ideia pertinente para os interesses da população, as chances de eleição aumentam consideravelmente. Sendo assim, a pré-campanha aparece como momento ideal para pensar na ideia geral que dará rumo à campanha. Busque uma proposta que tenha a ver tanto com o seu perfil, quanto com o objetivo de sua candidatura, assim como os interesses de seus eleitores.
Um exemplo clássico é a campanha “Yes, We Can” que levou Barack Obama à presidência dos Estados Unidos.
- Defina a imagem e a mensagem da campanha
Por fim, pense em cativar as pessoas não somente com boas propostas, mas também com uma imagem que seja forte o suficiente para que você não seja esquecido em meio a milhares de candidatos. Pense em jingles, músicas que fiquem nas cabeças das pessoas, procure trabalhar com profissionais de qualidade em sua equipe.
Comentários (2)
Muito esse site
Gostei muito do conteúdo digital