Você conhece o novo perfil dos eleitores no Brasil?

O dono do voto a ser depositado na urna para a escolha de prefeitos e vereadores mudou de perfil, desde a última eleição municipal. Nestas eleições serão eleitores mais informados e cientes da importância do seu voto.

O perfil do eleitorado brasileiro tem mudado ao longo das últimas décadas. Em relação à escolaridade, 19,2% dos eleitores, concluíram o ensino médio. Em 2010, possuíam o mesmo grau de instrução 13% dos cidadãos de mais de 135 milhões de cadastrados.

Os eleitores de hoje, possuem um conjunto de fatores que influenciam nas tendências dos seus votos. A pouco tempo, o principal fator a ser considerado era seu nível de instrução e hoje devemos analisar tudo que contribua para elevar o grau de informação da população e que possua grande impacto eleitoral.

Neste ano, as mulheres estão mais presentes que os homens: 76,5 milhões de cidadãs estão registradas, representando 52,2% do eleitorado enquanto os homens são cerca de 69,8 milhões de eleitores em todo o País.

Mais de 144 milhões de eleitores estão aptos para participar das eleições em 2016. Na eleição de 2012, último pleito municipal, o número foi de 138 milhões de pessoas.

No País, a Região Sudeste concentra quase metade dos eleitores, com 63,5 milhões de registrados, 43,3% do total. Em seguida, vêm as Regiões Nordeste, com 39,3 milhões (26,9%), e Sul, com 21,2 milhões de pessoas (14,5%).

No Norte, foram registrados cerca de 11,4 milhões de eleitores (7,8%), e no Centro-Oeste, 10,6 milhões de eleitores (7,2%). Há ainda aqueles brasileiros que moram fora do País, mas participam apenas das eleições presidenciais, número em torno de 425 mil.

Preparamos para você o perfil dos eleitores de cada cidade:

redessociais2