Marketing Político para as eleições

A atual crise não atinge apenas as empresas, o marketing político, através do avanço tecnológico, também já está buscando mudanças para as eleições de 2016.

Dentre todas as mudanças realizadas, a principal é a nova forma de abordagem com seu eleitorado. Sendo possível alcançar um maior número de eleitores através de estratégias de marketing utilizando recursos da internet como SEO, Marketing de Conteúdo e Redes Sociais.

 

SEO

Processo de otimização de um site para que as pessoas o encontrem com mais facilidade quando realizarem pesquisas sobre determinados temas nos motores de buscas (Google, Yahoo, Bing, etc.).

Esse aprimoramento é possível através de um conjunto de práticas e técnicas que são aplicadas à forma com que você produz o conteúdo para seu site, baseadas em palavras-chave

 

Marketing de Conteúdo

Maneira de engajar seu público-alvo e crescer sua rede de eleitores e potenciais eleitores através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva do político em questão e assim gerar um maior número de eleitores fidelizados.

 

Redes Sociais

Possibilidade de compartilhar informações, envolver e engajar pessoas, de acordo com seu público-alvo. A utilização das redes sociais no marketing político torna a campanha/mandato mais pessoal e interativo, mas deve-se atentar em especial na abordagem e na forma de se comunicar.

 

O Novo Marketing Político

Tendo em mão o perfil dos seus eleitores, um bom plano de ação e utilizando essas estratégias de marketing, as campanhas políticas e o próprio político deixam de praticar apenas o modelo tradicional de campanha com a entrega de panfletos e malas-diretas para focar no novo marketing político, com o marketing digital de resultados!

O marketing político digital passa a ser a adaptação da campanha política tradicional para os meios digitais, incluindo redes sociais, lembrando que não basta apenas criar uma conta no Facebook, Twitter, Youtube e/ou Instagram e achar que está fazendo marketing político digital. O marketing político digital envolve engajamento, estratégias, metas e participação por parte dos políticos.