Aprovação Social: Estratégia por mais votos

Estamos a poucos dias das Eleições Municipais de 2016. Com a corrida contra o tempo, trabalhar com maior atuação na campanha corpo a corpo com os eleitores pode ajudar alguns candidatos.

Quanto mais estratégico o candidato for nesta reta final de campanha eleitoral, mais eficaz será. Todas as ações devem ser produtivas, ou seja, fazer mais com menos. Deve-se compreender como se relacionar com o eleitor. O candidato está sempre em busca de uma maior Aprovação Social. Mas como você pode usar esta estratégia poderosa na sua campanha eleitoral?

O princípio da Aprovação Social, segundo o especialista em comportamento humano Robert Cialdini, afirma que decidimos o que é correto descobrindo o que as outras pessoas acham que é correto.

Aplica-se especialmente à maneira como decidimos o que constitui um comportamento adequado: consideramos um comportamento adequado em dada situação na medida em que o vemos ser seguido pelos outros.

Na prática a aprovação social afirma que em uma campanha eleitoral as pessoas usam o momento para decidir em quem acreditar ou como agir nesta situação, observando em quem as outras pessoas estão acreditando ou o que estão fazendo. O princípio da aprovação social pode ser usado para estimular o consentimento de uma pessoa em relação a um pedido de voto, demonstrando ao eleitor que vários outros indivíduos estão concordando ou já concordaram com aquela solicitação.

A aprovação social está mais suscetível a aceitação sob duas condições, sendo a primeira a incerteza, ou seja, quando as pessoas estão inseguras ou a situação é ambígua, elas têm maior probabilidade a prestar atenção nas ações das pessoas ao seu redor e a aceitá-las como corretas.

Já a segunda condição sob a qual a aprovação social é mais influente é relacionada a semelhança: as estatísticas mostram claramente que as pessoas estão mais inclinadas a seguir a liderança de outras pessoas semelhantes.

Abuse de depoimentos, principalmente em vídeos na internet, quando outras pessoas falam de um candidato; sobre o que ele fez, como ajudou uma comunidade ou o resultado de um trabalho específico, o nível de influência aumenta muito mais sobre os eleitores indecisos. Curtidas, comentários e compartilhamentos, principalmente no Facebook mostram o nível de aprovação social de um candidato.