A Importância do site do Político

Para grande maioria das pessoas, um político que não está presente no mundo digital, passa a ideia de ultrapassado. Devido ao alto grau de influência da internet na vida das pessoas, não estar visível na rede é equivalente a estar fora da vida política.

O site de um político deve funcionar como uma central de informações sobre ele e seus projetos. É o local onde o eleitorado irá encontrar todas as suas propostas e conteúdos produzidos. Portanto esse canal deve ser focado aos eleitores, pois além de ser o meio de interação entre ambas as partes envolvidas, pode também, conseguir os dados desses potenciais eleitores, possibilitando uma comunicação direta.

Um site bem elaborado, com o layout adequado e utilizado corretamente, pode alavancar e aperfeiçoar a carreira política. Se houver um bom planejamento, e dispondo de algumas funcionalidades essenciais como:

  • adequado aos mecanismos de busca na internet;
  • feeds de notícias;
  • vinculação com as redes sociais;
  • plataforma dinâmica;

Além disso, todos esses mecanismos são essenciais e interferem diretamente na prospecção de novos eleitores, elevando consideravelmente os números de conversões.

A grande vantagem de um site é que tudo pode ser medido, desde o número de visitas e visitantes, a origem do tráfego e até mesmo a taxa de rejeição. Deve-se analisar essas métricas nas páginas do site, visando uma otimização constante.

Infelizmente, muitos políticos não veem a importância da elaboração de um bom site, falham no desenvolvimento e na manutenção do mesmo. Acabam colocando no ar por obrigação ou não investem em uma estratégia de marketing digital. É importante entender que o site é uma ferramenta de captação de votos e relacionamento.

Para não comprometer a carreira política, separamos alguns pontos relevantes para o desenvolvimento de um bom site político:

Formulário de Atendimento:

O eleitor quer fazer conversar com o político de forma direta, sem precisar ir até seu gabinete para cadastrar um pedido. Ter um formulário de contato resolve essa necessidade do público, deixando o político mais acessível à população.

Site Responsivo:

Atualmente cerca de 85% dos acessos a sites são feitos através de celulares, ou seja, a página do político precisa ser responsiva, para que se consiga ser aberto em qualquer dispositivo mobile. Isto é fundamental para que os eleitores consigam acessar todas as informações necessárias.

Design Agradável:

Quando um website possui um aspecto bonito a credibilidade nas informações que constam nele ganha uma credibilidade a mais. Se não for atraente, o eleitor não irá navegar pelo site e deixará de conhecer o político e suas propostas. Um layout simples e objetivo, com um menor número de cliques para acessar as informações, aumentam a probabilidade de sucesso de um site político.