Como se aproximar da população durante o mandato

A estratégia antiga, onde o político aproxima-se da população apenas no período eleitoral, faz promessas, pede voto, mas depois que é eleito, some, pode ter funcionado por muito tempo. Porém, a relação dos políticos com a população está mudando graças à internet. A força da web hoje pode decretar o fim da carreira de um político, mas também pode ser uma grande aliada se utilizada da maneira correta.

Crie canais de relacionamento com seus eleitores

O primeiro passo para manter-se em contato com seus eleitores é criar canais de relacionamento. É importante que as pessoas se sintam confortáveis para falar com o político, e para isso, ele precisa estar onde elas estão. Se os principais canais que os eleitores utilizam são o Facebook e o Twitter, por exemplo, esteja lá!

Se o seu eleitorado é formado por pessoas idosas, por exemplo, será que não vale a pena investir mais tempo e recursos em um bom e-mail marketing? Ou então em disparos de SMS para os celulares deles? É fundamental realizar uma pesquisa para definir quais são os canais de relacionamento em que seu eleitorado está presente e traçar a estratégia com base nesses dados.

Incentive a participação

Outra maneira de se aproximar é incentivar a participação dos seguidores. Crie e compartilhe bons conteúdos, faça pesquisas e perguntas nas postagens. Existe uma técnica no marketing digital chamada CTA (ou Call to Action), em que o leitor é convidado a tomar alguma ação.

Utilize CTAs tanto no site/blog do candidato quanto nas redes sociais, chamando as pessoas para curtir ou compartilhar uma postagem, comentar, etc. Depois, monitore os resultados para definir quais deles estão dando melhores resultados.

Não abandone a caixa de comentários

É claro que gerenciar a página de um político é diferente de administrar a de uma empresa, afinal, pessoas com pensamentos contrários aos do seu partido podem se tornar muito agressivas nos comentários. Mesmo assim, é importante que a equipe responda ao máximo deles, sempre com educação e polidez.

Uma boa dica aqui é produzir conteúdo de fácil acesso com as propostas e trabalhos realizados pelo político e utilizá-lo nas respostas. Além disso, evite ao máximo deletar comentários, um ponto de vista contrário pode ser benéfico para a discussão política de ideias e iniciativas. Seja democrático!

 

Independentemente do canal escolhido, lembre-se: coragem e postura são diferenciais de sucesso nas redes sociais. Não tenha medo de discutir e conversar, tenha conteúdos para embasar seus pontos de vista e mantenha-se sempre calmo e educado. Desse jeito, não tem como não conquistar o respeito e a admiração dos seus seguidores!