
O Marketing Governamental é um instrumento fundamental para o relacionamento entre gestão pública e sociedade. Essa forma de comunicação tem como foco trabalhar a imagem e a performance dos gestores públicos durante seus mandatos.
Um dos objetivos do Marketing Governamental é trabalhar a imagem e a performance dos gestores durante seu mandato junto ao público geral. Não basta fazer um bom trabalho, é preciso fazer com as ações da gestão política ou administração pública cheguem de forma clara e transmita um posicionamento positivo ao eleitor em potencial, que avaliará corretamente as ações realizadas.
Além de realizar um bom trabalho, é preciso divulgar essas ações da administração pública para que a sociedade avalie o que está sendo realizado. Nesse processo, o Marketing Governamental colabora para o uso correto das ferramentas de comunicação.
O Marketing Governamental proporciona várias vantagens:
- Auxilia na boa gestão e a fazer um bom governo;
- Divulga ações com comunicação mais eficiente;
- Estrutura com melhor relação com a mídia;
- Política que traz maior relacionamento com a sociedade;
- É uma necessidade social: a sociedade tem o direito e o desejo de se comunicar melhor;
- Interligação de componentes do marketing e receptores da comunicação;
- Comunicação integrada: jornalismo, relações públicas, publicidade, propaganda;
- Proporciona um relacionamento eficaz entre governo e sociedade;
- Preserva e melhora a imagem do gestor público, colaborando com sua credibilidade.
O Marketing Governamental garante o uso eficiente das ferramentas de comunicação com finalidade de preservar ou requalificar a imagem do homem público ou da mulher pública, criando maior credibilidade.
O Marketing Governamental beneficia a administração pública, que melhora seu trabalho e comunicação, mas também oferece benefícios à sociedade em um melhor relacionamento. A população estará bem informada e com uma gestão pública melhor estruturada e organizada.
O trabalho desenvolvido com o Marketing Governamental deve estar em conformidade com a legislação vigente, com atitude ética e transparente. Desse modo, o gestor público pode pensar na próxima campanha e viabilizar reeleições, sem infringir nenhuma lei.