5 dicas sobre o envio de SMS aos eleitores

É notório que, cada vez mais, os brasileiros utilizam os celulares como principal forma de comunicação. Como o TSE permite o uso do SMS nas campanhas eleitorais, os candidatos possuem a chance de utilizar uma ferramenta financeiramente acessível e que permite atingir um número significativo de eleitores e de forma segmentada.

No entanto, para utilizar esta estratégia de marketing é importante levar em consideração vários aspectos para que a ferramenta não cause efeito contrário. Confira 5 dicas indispensáveis:

1)Prefira destinatários que desejem receber suas mensagens.

Dessa forma, você não estará invadindo o espaço de pessoas de forma inconveniente. Uma opção é você ter uma ferramenta que disponibilize um espaço para que os leitores cadastrem seus números, para que possam receber todas as novidades de sua campanha ou mandato.

2) Utilize um software para o envio de SMS.

Para enviar mensagens de texto a um número grande de pessoas, é inviável fazê-lo de um celular particular. Além de gastar horas com isso, uma quantia grande de dinheiro também seria desperdiçada.

3) Saiba dosar a frequência de envio das mensagens.

Não envie torpedos com muita frequência, grande volume de mensagens faz com que o destinatário fique cansado ou irritado por receber tantos SMS. Também não envie mensagens com uma frequência tão baixa a ponto que o eleitorado esqueça de você.

4) Adeque o conteúdo das mensagens ao momento político.

Há alguns momentos específicos na carreira política que devem ser tratados de forma diferente: lançamento (mensagens iniciais que mostram quem é o candidato e um resumo de sua proposta), convite (convidar o destinatário para um evento), fortalecimento (mensagens responsáveis por fortalecer o nome do candidato e seu número e suas propostas), ações (mensagens com as ações realizadas pelo político) e, por fim, fixação (mensagens no período próximo à votação e que servem para fixar o número do candidato e não deixar que o eleitor se esqueça dele).

5) Destine a maior parte dos recursos aos eleitores alvo.

É preciso conquistar aqueles eleitores que talvez votarão em você, isto é, o eleitorado que se identifica com suas propostas, sua equipe de marketing deverá investir a maior parte dos recursos fidelizando os eleitores apartidários ou indecisos, já que os indivíduos que, com certeza votarão em você ou provavelmente não votarão em você, dificilmente mudarão de ideia.

Participa+ ajuda você com as melhores práticas para envio de SMS, sendo possível disparar de forma segmentada, escolhendo aqueles eleitores que mais tem relação com a mensagem.