A importância das redes sociais nas eleições

Você sabe qual a importância do monitoramento das redes sociais nas eleições e como as mídias sociais podem influenciar no resultado de uma campanha?

Todos sabem que as redes sociais se tornaram uma grande aliada para a conquista do eleitorado, tornando cada vez maior o destaque do marketing digital nas campanhas eleitorais.

Muitos ainda estão reticentes, mas os políticos já sabem que inevitavelmente terão que estruturar uma parte de suas campanhas nos novos meios de comunicação, como as mídias sociais, caso desejem realmente conversas com o eleitorado.

Mas você sabe realmente qual a importância do monitoramento das mídias sociais nas eleições de 2018, principalmente durante o período eleitoral?

monitoramento de redes sociais é um termômetro do que as pessoas estão falando sobre determinado candidato ou assunto e traz informações de um jeito muito mais rápido, comparado as pesquisas tradicionais.

As opiniões no ambiente online são mais espontâneas do que as opiniões ofertadas a um pesquisador de prancheta, no formato tradicional das pesquisas de opinião pública.

É importante destacar o fato de que todo o trabalho é feito a partir de dados que estão disponíveis na internet, ou seja, de manifestações que as pessoas produzem independentemente de estímulo ou direcionamento.

Além disso, as pesquisas nas redes sociais são mais baratas, mais rápidas e alcançam todas as regiões de disputa, comparado às pesquisas eleitorais tradicionais.

No caso de campanhas políticas, que duram curtos períodos de tempo e os dados das pesquisas são escassos, o monitoramento das redes sociais surge como um apoio na busca por informações estratégicas.

Tais informações podem ajudar desde a criação do conteúdo da campanha de TV até o mapeamento efetivo de uma crise, antes mesmo de ela atingir seu ápice.

Monte a equipe responsável pelo monitoramento

Numa campanha política, características como agilidade, dinamismo e noções sobre o cenário político brasileiro, o conhecimento de quem é quem, partidos, leis e etc, são diferenciais a serem levados em consideração

Uma boa dica para montar uma equipe voltada para o marketing político é escolher pessoas que gostem de política, que saibam interpretar bem um texto e que realmente entendam do assunto.

Estruture fluxos

Chegou uma informação importante. Para quem ela vai? Numa campanha política, cada uma das áreas envolvidas possui interesses próprios e necessita de informações distintas.

Por isso, um monitoramento das redes sociais com fins eleitorais deve contemplar todas essas demandas.

Isso deve ser levado em conta não só no momento do cadastramento das buscas, por meio da escolha de palavras-chave relacionadas a cada tipo de informação, como também no momento da definição do plano de classificação dos dados.

Compreendendo a importância do monitoramento das redes sociais no decorrer do período eleitoral, sua equipe poderá se estruturar e preparar para executar suas novas funções.